Thomas Reid

Quem foi Thomas Reid

Thomas Reid (1710–1796) nasceu em 26 de abril em Strachan, na Escócia, onde seu pai serviu como ministro por 50 anos. Sua mãe era membro de uma proeminente família escocesa, e um de seus tios era professor de astronomia em Oxford e amigo íntimo de Newton. Ele foi o criador da filosofia escocesa do senso comum.

Como Kant, ele foi levado à sua posição filosófica original lendo Hume. Reid observou que todos os filósofos modernos – Descartes, Locke e Berkeley, por exemplo – assumiram que os objetos imediatos da mente humana no pensamento e na percepção são entidades mentais peculiares chamadas ideias, e que Hume reconheceu que, se tivermos acesso apenas a ideias desconexas, não podemos ter conhecimento que transcende às ideias.

Mas as conclusões de Hume eram muito extremas em seu ceticismo para serem sustentáveis. Portanto, sua premissa básica – a teoria das ideias – deve ser abandonada. No Inquiry into the Human Mind, Reid, atacou a teoria das ideias como nem intuitivamente evidente, nem útil para explicar o que ela foi introduzida para explicar.

Hume argumentou que, como tudo o que poderíamos experimentar eram impressões sensoriais, tudo o que poderíamos saber deve ser baseado apenas nelas. Para Hume, então, o conhecimento de coisas como Deus, o eu, a causalidade e mesmo a realidade externa era simplesmente inatingível. Reid discordou enfaticamente de Hume, dizendo que porque temos tal conhecimento, o argumento de Hume deve ser falho.

Reid apresentou seus argumentos contra Hume e os outros empiristas em suas obras

  • An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense (1764);
  • Essays on the Intellectual Powers of Man (1785);
  • Essays on the Active Powers of the Human Mind (1788);

A filosofia do senso comum

Thomas Reid argumentou que, como todos os humanos estavam convencidos da existência da realidade física, ela deve existir. Além disso, nos tribunais, o testemunho ocular é altamente valorizado. Não há, portanto, motivos razoáveis para duvidar da realidade exterior.

Se a lógica de Hume o levou a concluir que nunca poderíamos conhecer o mundo físico, então algo estava errado com a lógica de Hume. Podemos confiar em nossas impressões do mundo físico porque faz sentido fazê-lo. Somos naturalmente dotados de habilidades para lidar e dar sentido ao mundo. De acordo com Reid, um raciocínio fora dos princípios do senso comum, como os argumentos metafísicos, poderiam ser chamados de “loucuras metafísicas”.

As pessoas podem dizer que não sabem se suas sensações refletem exatamente o mundo físico como acreditava Hume, mas todos – incluindo o Hume – assumem que os sentidos captam a realidade. Assumir o contrário, de acordo com Reid, é motivo de confinamento.

Realismo direto de Thomas Reid

Para Reid, nossas sensações não apenas refletem com precisão a realidade, mas também o fazem imediatamente. A crença de que o mundo é como o experimentamos imediatamente é chamada de realismo direto.

Embora Thomas Reid fosse claramente um racionalista, ele não acreditava que a razão precisasse ser empregada para experimentar o ambiente com precisão; nem acreditava que os princípios associacionistas dos empiristas fossem verdadeiros. Em outras palavras, ele não acreditava que a consciência fosse formada pela adição de uma sensação a outra ou à memória de outras. Em vez disso, experimentamos objetos imediatamente como objetos por causa de nosso poder inato de percepção.

Percebemos o mundo diretamente em termos de unidades significativas, não como sensações isoladas que são então combinadas por meio de princípios associativos.

Thomas Reid explicou por que ele acreditava que a capacidade de raciocínio não poderia ser um pré-requisito para a percepção precisa do mundo:

O Ser Supremo pretendia que tivéssemos conhecimento dos objetos materiais que nos cercam, conforme necessário para suprir as necessidades da natureza e evitar os perigos a que estamos constantemente expostos; e ele adaptou admiravelmente nossos poderes de percepção a esse propósito. [Se] a inteligência que temos dos objetos externos fosse obtida apenas pelo raciocínio, a maior parte dos homens seria destituída dela; pois a maior parte dos homens dificilmente aprende a raciocinar; e na infância nenhum homem pode raciocinar. Portanto, como essa inteligência dos objetos que nos cercam, e dos quais podemos receber tanto benefício ou dano, é igualmente necessária às crianças e aos homens, aos ignorantes e aos eruditos, Deus em sua sabedoria a transmite a nós de uma maneira que coloca tudo em um nível. A informação dos sentidos é tão perfeita e dá plena convicção ao mais ignorante, quanto ao mais instruído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + treze =