Xenócrates

Xenócrates (c. 396 a.C. — c. 314 a.C.) foi um filósofo e matemático grego, discípulo de Platão e um dos líderes da Academia.

Biografia

Xenócrates, nascido em torno de 396 a.C., na cidade de Calcedônia, era filho de Agatênor. Durante sua juventude, ele estabeleceu-se em Atenas, onde se tornou discípulo de Platão e o acompanhou em sua jornada até a Sicília em 361 a.C. Com a morte de Platão, Xenócrates e Aristóteles deixaram Atenas.

Xenócrates assumiu a liderança da Academia, sucedendo a Espeusipo, durante o período compreendido entre 339 a 314 a.C.

Xenócrates, retratado na Crônica de Nuremberg
Xenócrates, retratado na Crônica de Nuremberg

Obras e pensamento

Segundo Diógenes Laércio, Xenócrates escreveu diversas obras em prosa e verso, dentre as quais podemos citar: Da natureza, Da Sabedoria, Da Riqueza, O arcádio, Do Indeterminado, e muitas outras. Somente fragmentos de suas obras sobreviveram.

Xenócrates dividiu a filosofia em três partes: física, ética e dialética. Tal divisão foi, posteriormente, adotada pelos estoicos e pelos filósofos do período helenístico de modo geral. Ele manteve muitos elementos da filosofia de Platão e buscou aprimorar as teorias de Espeusipo. 

Para ele, o Uno e a Díade são os princípios supremos, dos quais todas as outras coisas derivam. Os números e as magnitudes geométricas são os primeiros produtos dessa derivação. A Díade é responsável pela multiplicidade, pelo mal e pelo movimento, enquanto o Uno é responsável pela unidade, pelo bem e pelo repouso.

Xenócrates dividiu a realidade em três reinos: (1) os sensíveis, sendo os objetos de sensação; (2) os inteligíveis, que são os objetos de conhecimento verdadeiro, como as “Ideias” de Platão; e (3) os corpos celestes, que atuam como mediadores entre os sensíveis e os inteligíveis e, portanto, são objetos de “opinião”.

Referências

DIÓGENES LAÉRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. 2. ed. Tradução de Mário G. Kury. Brasília: Editora UnB, 2008.

Britannica, The Editors of Encyclopaedia. “Xenocrates”. Encyclopedia Britannica, 16 Jan. 2017, https://www.britannica.com/biography/Xenocrates. Acesso em 30 Jul. 2023.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dário. História da Filosofia: Filosofia Pagã e Antiga. Vol. 1. São Paulo: Paulus, 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + nove =