Quem foi Pirro de Élida?
Pirro foi um filósofo e fundador do ceticismo e do pirronismo nascido na cidade de Élida por volta de 360 a.C. e morreu em 270 a.C. Seu primeiro contato com a filosofia se deu através dos escritos de Demócrito.
Em sua expedição ao Oriente, junto a Anaxarco e Alexandre, o Grande, no ano de 334 a.C., Pirro conheceu os gimnosofistas que eram sábios da Índia e aprendeu com eles que tudo nessa vida é vaidade. Em 324 a.C. ele retornou a Élida, onde passou a ensinar e a viver.
Pirro não fundou uma Escola propriamente dita, como a de Epicuro. Na verdade, ele conseguiu admiradores de seus ensinamentos e estes tornaram seus discípulos.
Ele não deixou nada escrito. Sua filosofia foi preservada e transmitida por seus discípulos.
LIVRO RECOMENDADO
Este post contém links de afiliados. Ao comprar livros através deste site, poderemos receber uma comissão sem custo adicional a você.
Principais ideias de Pirro
Pirro dizia que para se alcançar a felicidade deve-se atentar a três coisas:
- Observar como as coisas são por natureza;
- Se questionar qual deve ser nossa atitude diante delas;
- Pensar nas consequências de nossas atitudes;
Tímon, discípulo de Pirro, lista alguns pontos da filosofia do seu mestre, são eles:
- As coisas são indiferentes, não possuem estabilidades, são indiscriminadas; logo, nossas opiniões não são verdadeiras ou falsas;
- Se nossas opiniões não são verdadeiras ou falsas, então devemos permanecer sem opiniões (afasia), inclinações, sem se perturbar sobre a realidade das coisas.
- Quem conseguir seguir isso à risca irá conquistar a imperturbabilidade da alma (ataraxia), a apatia.
O ceticismo
A principal tese de Pirro de Élida e do Ceticismo, como um todo, é de que a verdade não existe. Para perceber isso, basta ver as divergências de opiniões dos filósofos. Não há acordos, todos pensam de um jeito diferente. Então para que se preocupar com todos os problemas filosóficos?
O homem não tem certeza de nada, pois nada pode conhecer, esta é a base do ceticismo.
Portanto, o homem nada pode saber sobre a natureza das coisas, por isso ele deve evitar perder seu tempo julgando e querendo conhecer a realidade, pois isso só traz perturbação e preocupação.
Por fim, deve o homem se desfazer de toda opinião e viver despreocupado, a ataraxia é a atitude mais adequada.
Após a morte de Platão, o ceticismo ganhou força na Academia e os princípios metafísicos de Platão, como a teoria das formas, foram perdendo espaço.
Como citar este artigo
VIEIRA, Sadoque. Pirro de Élida. Filosofia do Início, 2022. Disponível em: https://filosofiadoinicio.com/pirro-de-elida-principais-ideias/. Acesso em: 25 de Mar. de 2023.