A Metafísica de Aristóteles busca, antes de tudo, os princípios e causas de toda realidade, por isso ele chamava esta ciência, cujo objeto é o ser enquanto ser, de Filosofia Primeira. Vimos que o conceito de substância tem um papel central no pensamento metafísico aristotélico.
Para o Estagirita, toda a realidade é constituída de matéria e forma. Esta teoria metafísica ficou conhecida como hilemorfismo.
Mas o que é matéria e forma para Aristóteles?
Matéria e forma segundo Aristóteles
Aristóteles observou que todas as coisas existentes no nosso mundo são constituídas de dois princípios:
- Matéria (hyle, em grego): aquilo de que uma coisa é feita.
Tudo que existe no mundo é constituído por este princípio material: os homens, os animais, uma bactéria, um computador, etc.
Segundo Aristóteles, a matéria é um princípio indeterminado; sua característica principal é ser o fundamento de todo o devir, de toda mudança. Por isso, ele também identifica a matéria com a potência.
- Forma (morphé, em grego): aquilo que determina a matéria
A forma é o princípio que determina a matéria, tornando-a um ser individual: homem, pedra, animal, etc. Pode-se dizer que a forma é o que dá ser à matéria.
Por isso que matéria e forma estão relacionadas também com os princípios de ato e potência: a matéria é potência, a forma é ato.
Vale ressaltar, que forma, neste sentido metafísico, não significa algum tipo de figura, por exemplo, a forma retangular ou circular de um objeto.
Forma e matéria, para Aristóteles, são princípios metafísicos intrínsecos da realidade, não podem ser entendidos, portanto, como coisas.
O devir para Aristóteles
Sempre ressaltamos que estes conceitos metafísicos aristotélicos tem o objetivo também de explicar o grande problema da filosofia antiga que é o devir, o movimento.
Na visão de Aristóteles, quando uma coisa muda ela passa da potência ao ato, ou seja, a matéria ganha uma nova forma, uma nova determinação.
Por exemplo, uma barra de ouro quando é derretida e é transformada em corrente, ela preserva seu substrato material (ouro) e recebe uma nova forma (corrente).
A forma pura e a matéria pura não existem na natureza
Isto mesmo. O princípio material isolado da forma não existe na natureza, nem mesmo a forma sozinha existe. Uma depende da outra, pois como já foi dito, a matéria é pura potencialidade, totalmente indeterminada.
O que encontramos no nosso mundo sensível são apenas seres (substâncias) já compostos do principio material e do formal
Por isso, um conselho: para entendermos todos estes conceitos metafísicos abordados aqui, não devemos tentar imaginá-los, ou seja, tentar criar imagens deles. Não é possível, já que se trata, obviamente, de conceitos metafísicos (além do plano físico).
A metafísica é um convite ao puro pensar sem a imaginação!
Obras consultadas:
ARISTÓTELES. Metafísica (tradutor: Marcelo Perine). Vol. I e II. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
JOLIVET, Regis. Tratado de Filosofia, Metafísica. Rio de Janeiro: AGIR, 1965
Como citar este artigo
VIEIRA, Sadoque. Matéria e forma segundo Aristóteles: definição e exemplos. Filosofia do Início, 2021. Disponível em: https://filosofiadoinicio.com/materia-e-forma-segundo-aristoteles/. Acesso em: 25 de Mar. de 2023.