Escola de Mileto

A Filosofia tem sua origem na Grécia Antiga, após alguns pensadores, chamados de pré-socráticos, proporem explicações racionais sobre a origem e a constituição física do mundo, afastando-se cada vez mais das explicações míticas da natureza.

É na cidade grega de Mileto que surgem 3 pensadores que marcaram a história da filosofia. Eles compõem a chamada Escola de Mileto.

Fundador da Escola de Mileto

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a propor uma explicação racional e empírica para a origem e a constituição do mundo. Por isso, considera-se Tales como o fundador da Escola de Mileto.

Tales buscou determinar o princípio (arché) responsável pela origem de todas as coisas. Em suas reflexões, Tales notou que a água era um elemento essencial para o mundo e para a conservação da vida, e a designou como o princípio de tudo.

Localização da cidade de Mileto, via Wikimedia Commons. Imagem de Domínio Público.

Filósofos da Escola de Mileto

Tales

Dentre os principais filósofos da Escola de Mileto destaca-se o seu próprio fundador, Tales de Mileto. Depois de Tales, outros 2 filósofos da cidade de Mileto deram continuidade à investigação filosófica sobre a physis, apresentando novas ideias e teorias. Estes pensadores tinham em comum a linha filosófica naturalista, mas seguiram caminhos diferentes.

Anaximandro

Anaximandro foi discípulo de Tales. Ele definiu que o ápeiron, princípio ilimitado e infinito, era o verdadeiro princípio (arché) responsável pela origem de tudo, que estava presente em todas as coisas.

Anaxímenes

Anaxímenes, amigo e discípulo de Anaximandro, defendia que o ar como princípio gerador e primordial de tudo. Sua teoria dizia que todas as coisas existentes, das mais variadas formas, eram geradas através da condensação e rarefação do ar.

Principais características dos pensadores de Mileto

A Escola de Mileto tem como principais características:

  • A busca por uma explicação racional da physis, isto é, a natureza;
  • A tentativa de estabelecer um princípio (arché) do qual todas as coisas têm origem;
  • Explicar, por meio da arché, o processo de nascimento, geração e movimento das coisas;

O interesse dos filósofos da Escola de Mileto é, fundamentalmente, explicar a origem, a estrutura e os processos físicos e biológicos presentes na natureza. Por essa razão, Aristóteles chamou estes pensadores de physikoi, que em grego significa “físicos”, ou “filósofos da natureza”.

Esta característica filosófica de buscar explicar a natureza também é encontrada em outras Escolas gregas de Filosofia, como a Escola Itálica, Eleática e Atomista.

Escolas de Filosofia do período pré-socrático

EscolaFilósofosPeríodo
Jônica (Mileto)Tales
Anaximandro
Anaxímenes
Heráclito
Anaxágoras
Diógenes de Apolônia
Hípon de Régio.
VI a VI a.C.
EleáticaParmênides
Zenão
Melisso
V a.C.
PitagóricaPitágoras
Alcmeão
Hipaso
Filolau
Arquitas
VI a V a.C.
PluralistaAnaxágoras
Arquelau
Empédocles
V a.C.
AtomistaLeucipo
Demócrito
V a.C.
SofistaProtágoras
Górgias
Pródico
Hípias
V a IV a.C.

Perguntas Frequentes

O que a Escola de Mileto defendia?

Os filósofos da Escola de Mileto defendia, dentre outras coisas, a existência de um princípio chamado, em grego, de arché que seria responsável pela origem de todas as coisas no universo.

Quais eram os principais filósofos da Escola de Mileto?

Os principais filósofos desta Escola foram Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

Que característica filosófica é comum entre a Escola de Mileto e outras escolas gregas de filosofia?

A característica filosófica comum entre a Escola de Mileto e outras escolas gregas de filosofia é a busca por uma explicação da natureza e dos processos físicos e biológicos presentes nela. Essa característica é encontrada em outras escolas, como a Escola Itálica, Eleática e Atomista.

Referências

DONINI, Pierluigi; FERRARI, Franco. O exercício da razão no mundo clássico, perfil de filosofia antiga. Trad. Maria da Graça Gomes de Pina. São Paulo: Annablume Clássica, 2012.

MARÍAS, Julián. História da Filosofia. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 11 =