Descartes

René Descartes foi um filósofo e matemático francês do século XVII, considerado o pai da filosofia moderna. Descartes é conhecido por suas contribuições significativas para o desenvolvimento da geometria analítica e por sua obra Discurso do Método.

Descartes também é conhecido por sua famosa frase “Penso, logo existo“, que representa a ideia central de seu método filosófico. Ele acreditava que, ao duvidar de tudo o que é possível, ele poderia chegar a uma certeza indubitável: a existência de seu próprio pensamento.

Biografia

Nascido em 31 de março em La Haye, França, René Descartes (1596-1650) era verdadeiramente um homem renascentista: ele foi soldado, matemático, filósofo, cientista e psicólogo.

Além disso, ele era um homem do mundo que gostava de jogo, dança e aventuras. Mas ele também era uma pessoa intensamente privada que preferia a solidão e evitava apegos emocionais com as pessoas. Numa época em que sua fama havia começado a crescer, ele se mudou para a Holanda; enquanto estava lá, ele se mudou 24 vezes sem deixar um endereço de encaminhamento para que não fosse incomodado.

A mãe de Descartes morreu quando ele mal tinha um ano de idade enquanto dava à luz outro filho, que morreu três dias depois. Como seu pai, um advogado rico, exercia a advocacia a alguma distância da casa, ele foi criado principalmente por sua avó, uma enfermeira e um irmão e uma irmã mais velhos.

Descartes era uma criança brilhante. Ele foi matriculado em uma escola jesuíta em La Flèche quando tinha 10 anos de idade e se formou aos 16. Enquanto estava na La Flèche, ele, como outros estudantes da época, estudou os escritos de Platão, Aristóteles, e dos primeiros filósofos cristãos. Nessa época, a educação consistia em demonstrar logicamente a validade das verdades reveladas. Como estudante, ele gostava especialmente de matemática e, quando tinha 21 anos, já sabia essencialmente tudo o que havia para ser conhecido sobre o assunto.

Após sua formatura em La Flèche, Descartes vagou livremente e experimentou muitos dos prazeres da vida, finalmente fixando residência em St. Germain, um subúrbio de Paris. Foi lá que ele observou um grupo de estátuas mecânicas. As estátuas continham um sistema de canos de água que, quando ativados por uma pessoa pisando em uma placa de piso escondida, causavam uma série de movimentos e sons complexos. Como veremos em breve, essa ideia de movimento complexo sendo causado por uma substância fluindo através de tubos teria uma profunda influência na filosofia posterior de Descartes.

A busca de Descartes pela verdade filosófica

Na época em que Descartes se mudou para St. Germain, ele experimentou uma crise intelectual. Ocorreu-lhe que tudo o que aprendera era inútil, especialmente filosofia. Ele observou que os filósofos buscavam a verdade há séculos, mas não conseguiam concordar entre si sobre qualquer coisa; ele concluiu que nada em filosofia estava além de dúvida. Essa o percepção empurrou para uma profunda meditação. Ele decidiu que seria melhor aprender as coisas por si mesmo. Como Francis Bacon antes dele, Descartes buscava uma “fortaleza intelectual capaz de resistir aos ataques dos céticos”.

O método de autoexploração de Descartes foi produtivo quase imediatamente. Normalmente, ele explorava suas muitas ideias novas durante intensa meditação enquanto estava deitado na cama; durante uma dessas meditações, ocorreu um de seus maiores insights. Ele inventou a geometria analítica depois de observar uma mosca em seu quarto. Ele observou que podia descrever com precisão a posição da mosca em qualquer instância com apenas três números: as distâncias perpendiculares da mosca de duas paredes e do teto. Generalizando a partir dessa observação, Descartes mostrou como a geometria e a álgebra poderiam ser integradas, tornando possível representar fenômenos astronômicos como órbitas planetárias com números.

De maneira mais geral, ele havia descoberto uma correspondência exata entre o reino dos números e o reino da física. Por mais complicados que fossem, todos os eventos naturais eram agora descritíveis em termos matemáticos. Como Copérnico, Kepler e Galileu antes dele e como Newton depois dele, Descartes chegou à conclusão de que o conhecimento último é sempre conhecimento matemático. Com a invenção da geometria analítica, agora era possível descrever e medir com precisão essencialmente todos os fenômenos físicos conhecidos. Dessa forma, ele consolidou ainda mais a concepção pitagórica-platônica do universo que havia sido aceita por Copérnico, Kepler e Galileu e que estava prestes a ser elaborada por Newton.

Assim começou a busca de Descartes pela verdade filosófica. Ele se resignou a duvidar de tudo o que pudesse ser duvidado e a usar o que era certo, assim como se usaria axiomas em matemática. Ou seja, aquilo que era certo poderia ser usado para deduzir outras certezas. Depois de uma busca dolorosa, ele concluiu que a única coisa de que podia ter certeza era o fato de estar duvidando; mas duvidar era pensar, e pensar exigia um pensador. Assim, chegou à sua célebre conclusão “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Descartes estabeleceu a certeza de seus próprios processos de pensamento, uma certeza que, para ele, tornava válida a busca introspectiva do conhecimento.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =