Arthur Schopenhauer

Biografia de Arthur Schopenhauer

O importante filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) nasceu em 22 de fevereiro em Danzig (Polônia).

Seu pai era banqueiro e sua mãe uma romancista famosa. Depois que seu pai morreu em 1805 (provavelmente de suicídio), sua mãe, Johanna, estabeleceu um salão artístico e intelectual que era frequentado por muitos dos eruditos da época, incluindo Goethe. Schopenhauer se beneficiou consideravelmente de seus relacionamentos com esses indivíduos. No entanto, sua relação com a mãe tornou-se cada vez mais tempestuosa, e em 1814 ela o expulsou de casa e nunca mais o viu.

Schopenhauer foi educado nas Universidades de Göttingen e Berlim, tornando-se professor nesta última. Enquanto esteve em Berlim, Schopenhauer testou sua capacidade de atrair estudantes agendando suas aulas ao mesmo tempo que as de Hegel; no entanto, ele foi tão mal sucedido em atrair os alunos de Hegel que desistiu de dar aulas.

Schopenhauer foi mais influenciado por Kant e por filosofias antigas da Índia e da Pérsia; seu escritório exibia um busto de Kant e uma estátua de bronze de Buda.

Ver as mulheres como inferiores aos homens não era incomum na época, mas Schopenhauer era particularmente severo com as mulheres. Ele disse, por exemplo: “Ao longo de suas vidas, as mulheres permanecem crianças, sempre veem apenas o que está mais próximo a elas, agarram-se ao presente, tomam a aparência das coisas pela realidade e preferem trivialidades aos assuntos mais importantes” . Essas “trivialidades” incluem amor, roupas, cosméticos, dança e conquistar um homem. Schopenhaeur admitiu que as mulheres têm mais “bondade amorosa” e praticidade do que os homens, mas ele consistentemente disse que os poderes de raciocínio e caráter das mulheres eram inferiores aos dos homens.

Schopenhauer nunca se casou. A maioria de seus relacionamentos eram casuais e envolviam prostitutas e servas, uma das quais lhe deu um filho. No entanto, seu caso com Caroline Richter, uma corista do Teatro Nacional de Berlim, durou 10 anos. A amizade deles continuou pelo resto da vida de Schopenhauer, e ela foi beneficiária em seu testamento.

Vontade de vida

Schopenhauer publicou os dois volumes de sua obra mais famosa, O Mundo como Vontade e Representação, em 1818, quando tinha cerca de 30 anos. Schopenhauer acreditava que nesta obra ele tinha revelado os mistérios do mundo, mas quase 17 anos após a sua publicação o livro ainda tinha vendido muito poucas cópias. Eventualmente, no entanto, o livro foi considerado uma obra-prima.

Schopenhauer tomou a filosofia de Kant como base para a sua. Mais importante ainda, ele aceitou a distinção de Kant entre o mundo numênico (coisas em si) e o mundo fenomenal (experiência consciente). Schopenhauer equiparou o mundo numênico com “vontade”, que ele descreveu como uma força cega e sem objetivo que não pode ser conhecida. Nos humanos, essa força se manifesta na vontade de sobreviver, o que causa um ciclo interminável de necessidades e satisfação de necessidades.

Para Schopenhauer, o poderoso impulso para a autopreservação – não o intelecto e nem a moralidade – é responsável pela maior parte do comportamento humano. A maior parte do comportamento humano, então, é irracional. Para satisfazer nossa vontade de sobreviver, devemos comer, dormir, beber e praticar atividade sexual.

A dor causada por uma necessidade insatisfeita nos leva a agir para satisfazer a necessidade. Quando a necessidade é satisfeita, experimentamos uma satisfação momentânea (prazer), que dura apenas até que surja outra necessidade, e assim por diante.

O prazer momentâneo é experimentado quando uma necessidade é satisfeita, mas quando todas as necessidades são satisfeitas, experimentamos o tédio. Com o pessimismo característico de Schopenhauer, ele disse que trabalhamos seis dias por semana para satisfazer nossas necessidades e depois passamos o domingo entediados.

O sofrimento dos seres racionais

O sofrimento varia com a consciência. As plantas não sofrem dor porque não têm consciência. As espécies inferiores de animais e insetos sofrem um pouco, e os animais superiores ainda mais. Os humanos, para Schopenhauer, sofrem mais, especialmente os seres humanos mais inteligentes:

Schopenhauer citou o livro de Eclesiastes na Bíblia para apoiar sua afirmação de que pessoas inteligentes sofrem mais do que pessoas não inteligentes: “Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” Schopenhauer acreditava que o sofrimento causado pela sabedoria tinha uma nobreza associada a ele, mas que a vida de um tolo simplesmente não tinha significado maior. Há pouca dúvida de que tipo de vida Schopenhauer acreditava ser mais desejável.

Segundo Schopenhauer, as pessoas altamente inteligentes buscam a solidão, e as pessoas vulgares (comuns) são gregárias. Para os intelectualmente dotados, a solidão tem duas vantagens. Primeiro, permite que ele ou ela fique sozinho com seus próprios pensamentos. Em segundo lugar, evita a necessidade de lidar com pessoas intelectualmente inferiores, e elas, segundo Schopenhauer, constituem a grande maioria. “Quase todos os nossos sofrimentos”, disse Schopenhauer, “decorrem de ter que fazer com outras pessoas”. Em mais de uma ocasião, Schopenhauer usou a mesma frase que Hobbes havia usado para descrever a relação entre os humanos. Ou seja: o homem é um lobo para o homem.

Uma luta de vida ou morte

Segundo Schopenhauer, outra forma de ver a vida é como o adiamento da morte. Nesta luta de vida e morte, no entanto, a morte deve ser sempre o vencedor final. Ainda segundo ele, a maioria das pessoas não se apega à vida porque ela é agradável. Em vez disso, eles se apegam à vida porque temem a morte.

Superação da vontade

Mesmo que essas forças poderosas e irracionais sejam uma parte natural da existência humana, os humanos podem e devem tentar superá-las. Com grande esforço, os humanos são capazes de se aproximar do nirvana, um estado caracterizado pela liberdade de esforços irracionais.

Schopenhauer antecipou o conceito de sublimação de Freud quando ele disse que algum alívio ou fuga das forças irracionais dentro de nós podem ser alcançados por meio da imersão em atividades que não são relacionadas à necessidade e, portanto, não podem ser frustradas ou saciadas, atividades como poesia, teatro, arte , música, filosofia ou amor altruísta, não sexual e simpático. Além disso, pode-se tentar neutralizar essas forças irracionais, especialmente o desejo sexual, vivendo uma vida de ascetismo.

Como vimos, Schopenhauer acreditava que os humanos sofrem mais do que os outros animais porque nosso intelecto superior nos permite detectar os impulsos irracionais dentro de nós. Esse mesmo intelecto, no entanto, proporciona o mínimo alívio possível do ciclo de satisfação da necessidade, isto é, através do exercício de atividades intelectuais, em vez de atividades biológicas. Ou podemos atacar a vontade de frente, privando-a de realização, tanto quanto possível. Porque, para Schopenhauer, a vontade é a causa de tudo, negá-la é flertar com o nada.

Chegar o mais perto possível da inexistência é o mais próximo que se pode chegar de não ser totalmente controlado pela própria vontade. A vontade deve ser servida para que a vida continue, mas pode-se ser um servo relutante.

Os místicos e santos

Embora Schopenhauer fosse ateu, ele percebeu que sua filosofia de negação fazia parte de várias grandes religiões, por exemplo, cristianismo, hinduísmo e budismo. Em tais religiões, santos e místicos têm sido reverenciados por viver vidas imunes a comida, bebida, conforto físico e mental, sexo e bens mundanos. Em todos os casos, o objetivo dessa negação é compreender a natureza ilusória do mundo fenomenal e libertar o eu de sua escravidão. Tendo feito isso, esses santos e místicos chegam o mais perto possível de experimentar o mundo numênico. O que Schopenhauer chama de mundo numênico (vontade), eles frequentemente se referem como Deus.

O equívoco do suicídio

Ao ler Schopenhauer, o suicídio como uma fuga da miséria humana vem à mente. A maioria dos indivíduos resiste a tal ajuste, no entanto, porque é diametralmente oposto à vontade de sobreviver. É por isso que, segundo Schopenhauer, mesmo uma pessoa que sofre de uma doença dolorosa e terminal tem muita dificuldade em tirar a vida, mesmo quando isso pode ser a coisa racional a se fazer. Além disso, Schopenhauer acreditava que um dos principais objetivos dos humanos é obter um conhecimento de sua existência.

Para Schopenhauer, a essência da existência humana era a relação entre o numenal (a vontade poderosa e sem objetivo) e o fenomenal (consciência). Como vimos, essa relação causa um ciclo interminável de necessidade e satisfação de necessidades. No entanto, para Schopenhauer, a atitude adequada para essa condição trágica é lutar para superá-la ou, pelo menos, minimizá-la. O suicídio escapa a esse nobre esforço e, portanto, segundo Schopenhauer, é um erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 10 =